sexta-feira, 5 de abril de 2013

13° dia do Jejum de Daniel:PENTECOSTES, O DERRAMAMENTO QUE LEVANTOU A IGREJA I

                      
De acordo com a Palavra de Deus, no capítulo 2 de Atos dos Apóstolos o Espírito Santo, em cumprimento da profecia de Joel, foi derramado sobre os primeiros cristãos, marcando assim o começo da Igreja: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1.8)

Os discípulos do Senhor Jesus, cumprindo Sua ordem, estavam em Jerusalém aguardando a promessa, quando, reunidos em um mesmo lugar, veio do céu um som como de um forte vento e encheu toda a casa onde estavam assentados. Apareceram entre eles línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles, que ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar outras línguas, de acordo com o Espírito, de maneira que todos os que estavam de fora, das mais diferentes nacionalidades, os ouvia falar na sua própria língua.

O povo que estava do lado de fora ficou atônito e perplexo com o que estava acontecendo, e tão impressionante foi aquele derramamento do Espírito, que muitos, zombando, chegaram a pensar que estavam embriagados.
Pedro tratou de explicar que o que estava acontecendo era o derramamento do Espírito Santo, conforme tinha anunciado o profeta Joel (2.16) e, aproveitando a oportunidade, falou do Senhor Jesus para todo aquele povo, anunciando-lhe a salvação.
Fico impressionado ao ouvir de algumas pessoas, interpretações completamente alheias ao que realmente essa passagem bíblica quer dizer. Onde é que enxergam aqui base para a doutrina do “cair pelo poder de deus”? Dizem que tudo isso foi um sinal, assim o “cair pelo poder” também é um sinal da presença de deus e do enchimento do Espírito Santo.

É um absurdo tentar ver nesse texto base para uma doutrina tão perniciosa quanto essa. Os discípulos ficaram cheios do Espírito mas não se registra que eles caíram no chão ou tomaram qualquer outra atitude semelhante. O dom do Espírito Santo concedido à Igreja a levantou para a importante obra de evangelizar o mundo.
O Espírito Santo veio para dar vida à Igreja, orientá-la, encher os cristãos de poder e santificála. “Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade” (2 Tessalonicenses 2.13)

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário